Infertilidade

Preserve sua fertilidade

A Cegonha pode ser muito rápida. E às vezes você sabe que ainda não é a hora certa. Neste caso mantenha contato com sua Cegonha, e nunca se esqueça de ver como ela está. Talvez você não queira a visita dela tão já, mas pelo menos no futuro ela não esquecerá de você!

Mesmo se você não estiver pensando em ter seu filho neste momento, é bom estar ciente da importância de fazer escolhas saudáveis em seu estilo de vida durante todos os anos que precedem uma gravidez.

A fertilidade natural diminui com o passar dos anos, e alguns maus-hábitos que as pessoas costumam fazer podem complicar ainda mais esta situação: tabagismo, distúrbios do peso, sexo irresponsável e a falta de cuidados com a saúde podem acabar trazendo uma surpresa nada agradável no futuro: a Infertilidade.

A infertilidade nada mais é que uma doença que afeta os órgãos reprodutivos de homens e mulheres. Ela impede uma das funções mais básicas do corpo humano: a habilidade de conceber filhos.

Se você sente que agora não é momento certo para ter filhos, mas tem planos para engravidar no futuro, sempre tenha em mente que você precisa preservar sua Fertilidade! Quer saber como? Então siga à risca as dicas que a Cegonha vai deixar para você nos tópicos abaixo:

Diga não ao cigarro

Se você possui o hábito de fumar cigarros, provavelmente está careca de saber sobre alguns danos causados pelo tabagismo à saúde do fumante. Problemas cardíacos e respiratórios já deveriam ser motivos suficientes para encerrar este hábito, mas se você ainda não se convenceu, a Cegonha vai te dar mais um bom motivo para largar deste vício:

O cigarro pode afetar seriamente sua habilidade de ter filhos.

Pesquisas mostram que o tabagismo pode causar danos aos ovários das mulheres, e tanto a quantidade quanto o tempo de fumo, serão proporcionais à gravidade destes danos.

A nicotina e outras substâncias químicas contidas nos cigarros interferem na habilidade feminina de produzir estrogênio – hormônio que regula a ovulação – além de aumentar a possibilidade de anormalidades genéticas nos óvulos.

Se você fuma, saiba que o cigarro é o maior inimigo da mulher que pretende ter filhos. Alguns danos causados pelo vício podem ser irreversíveis, mas parar de fumar agora poderá evitar que a situação piore.

Fique de olho no seu peso

Como anda seu apetite? Você tem se alimentado direito? Por acaso seu espelho anda tentando te falar algo que você não está dando muita atenção?

Às vezes a vida anda tão corrida que a sua alimentação não tem a atenção necessária. Em outros casos, a preocupação com o visual é tanta que acaba sendo deixada para trás. E isso não é nada bom.

Saiba que uma boa parte dos casos de infertilidade acontece por razões ligadas ao peso da mulher. Tanto as que estão acima, como as que estão abaixo do peso, já que ambos os casos tornam os ciclos menstruais irregulares, onde a ovulação não ocorre, ou é insuficiente para que haja a concepção.

A obesidade é um grande vilão da fertilidade feminina pelo fato de produzir estrogênio em quantidade acima da ideal, fazendo com que o corpo limite sua capacidade de reprodução. Do outro lado, a magreza em excesso faz com que as mulheres também tenham dificuldades em ter filhos, já que o corpo não produz a quantidade necessária de estrogênio.

Alimentação é saúde. Lembre-se que o fato de não comer não é o ideal para manter a beleza. Se você sente que está acima do peso, não pense que aquela dieta milagrosa que viu na revista será a solução de seus problemas.

Boa parte dos casos de obesidade podem ser solucionados apenas com a correção dos hábitos alimentares. O mesmo acontece com a magreza em excesso. Que tal parar um pouco e procurar um nutricionista para mais informações? Aproveite e leve aquela receita de dieta que viu na revista. Talvez ela não seja tão milagrosa assim...

Sexo seguro. Sempre

É fato que a mulher corre o risco de engravidar ao praticar sexo sem camisinha. O que talvez você não saiba é que se não fizer uso de preservativos poderá nunca mais engravidar, caso contraia uma doença sexualmente transmissível.

Todo cuidado é bem-vindo para não ter filhos antes da hora certa, mas tenha em mente que existem outros riscos a se prevenir além de uma gravidez indesejada. A camisinha nunca deve ser dispensada, ainda mais quando não se tem um parceiro sexual fixo.

É muito freqüente a ocorrência de casos de pessoas que não sabem que contraíram alguma DST, e por esse motivo não trataram da doença corretamente. Nestes casos é muito provável que aconteça um bloqueio nas trompas da mulher, fazendo com que se torne impossível a passagem dos espermatozóides ao útero, e a conseqüente impossibilidade de engravidar de forma natural.

Se você pretende ter filhos, é bom sempre estar preparada. Podemos adaptar o velho ditado e afirmar: “Uma mulher prevenida vale por duas”. Ou até mais dependendo do número de filhos que vier a ter no futuro.

Consulte seu médico periodicamente

Procure visitar seu ginecologista ao menos uma vez por ano. Desta forma você estará protegendo sua saúde sexual, e conseqüentemente, sua fertilidade. Além disso, você deve cooperar com seu médico: fale com ele se estiver sentindo dores na região uterina, assim como se houver mudanças no seu ciclo menstrual.

Não deixe para quando for tarde demais

Você pode ter algumas prioridades neste momento de sua vida. Talvez esse seja o momento em que você está se dedicando ao trabalho, aos estudos, ou até à liberdade de sua juventude. Certamente, a possibilidade de ter filhos não está incluída nestas prioridades.

Você é quem decide o momento certo de fazer cada uma de suas vontades, mas é importante saber que ao contrário dos homens – que sempre renovam seus espermatozóides – a mulher não produz novos óvulos durante sua vida.

Na casa dos 20 anos, as mulheres possuem em média 400 mil óvulos, número que chega a ser quase 8 vezes menor quando se está chegando aos 40! Além disso, a qualidade dos óvulos também diminui, tornando cada vez mais difícil engravidar.

Se você entender que este não é o momento certo para ser mãe, ao menos inclua a gravidez como meta no planejamento de seu futuro, já que quanto mais o tempo passa, mais difícil será conceber.

© 2017 Instituto Karam Abou Saab | Todos os direitos reservados

A Cegonha não têm a intenção de diagnosticar, prescrever ou tratar. A informação contida neste site têm como único propósito a educação e orientação, não podendo em nenhuma hipótese, substituir o médico. Para consultas, diagnósticos e tratamentos, consulte seu médico.

http://discodafertilidade.com.br/bally-jp/bally20141111144355.html
http://discodafertilidade.com.br/BottegaVeneta-jp/20141111144200BottegaVeneta.html
http://discodafertilidade.com.br/ChristianLouboutin-jp/20141111143858ChristianLouboutin.html
http://discodafertilidade.com.br/dr-martens-jp/dr-martens20141111144618.html
http://discodafertilidade.com.br/felisi-jp/20141111144050felisi.html
http://discodafertilidade.com.br/fendi-jp/20141111144315fendi.html
http://discodafertilidade.com.br/furla-jp/20141111143859furlabags.html
http://discodafertilidade.com.br/givenchy-jp/givenchy20141111144623.html
http://discodafertilidade.com.br/katespade-jp/20141111143859katespade.html
http://discodafertilidade.com.br/longchamp-jp/longchamp20141111144609.html
http://discodafertilidade.com.br/patagonia-jp/patagonia20141111144603.html
http://discodafertilidade.com.br/tods-jp/tods20141111144544.html