Sexualidade

O que está acontecendo com meu corpo?

Como a adolescência é uma fase de transição da infância para a idade adulta, seus corpos passam por muitas mudanças físicas. Lembre-se todos passam por estas mudanças de uma forma diferente de outras pessoas, portanto você pode identificar que neste momento algumas mudanças estão acontecendo, enquanto outras ainda não aconteceram.

Mudanças físicas

Puberdade é período que seu corpo está mudando de uma criança para um adulto. É como seu corpo amadurece para ficar preparado para ser sexualmente ativo e produzir crianças.

Você está se sentindo muito magro? Está pesando mais do que antes? Sua face está parecendo oleosa? Seus seios estão mais sensíveis? Onde estão estes seios que não aparecem? Você é menor que seus amigos? Suas calças estão ficando cada vez menores?

Relaxe. Estas são perguntas normais e se você estiver esperando a chegada da puberdade, não esquente a cabeça. Ela irá aparecer logo Se alguns de seus amigos já atingiram a puberdade, então logo você passará por esta fase também.

Lembre-se que a puberdade é diferente para todos. Suas mudanças irão acontecer diferente do que acontece com seus amigos, já que cada corpo tem seu próprio desenvolvimento natural. Alguns adolescentes parecem correr durante a puberdade, crescendo rapidamente em pouco tempo. Para outros, parece que demora uma eternidade. Seja lá a forma que isso acontecer com você, isso não faz a mínima diferença.

Você pode aproveitar para conhecer bem seu corpo acompanhando as mudanças que estão acontecendo. Se você quiser, observe-se no espelho. Parece uma coisa boba, mas é o seu corpo e você o terá por um bom tempo, não é mesmo?

Mudanças psicológicas

Assim como seu corpo, sua mente está mudando. Você está ficando cada vez mais esperto e nesse momento você já aprendeu bastante sobre como a vida funciona. Quando você era criança, provavelmente deve ter cansado de ouvir coisas como “quando você for mais velho eu te conto”. Agora você está mais velho, sua mente está se desenvolvendo, e você usa a razão e uma certa experiência para tomar suas decisões. Você está começando a entender como a vida é de verdade. Isso é importante, já que quando você alcançar uma idade que terá que tomar decisões sozinhos, muitas dessas decisões irão afetar seu futuro. Seu entendimento de como você se vira em sua “vizinhança” (surroundings) irá te ajudar a fazer as escolhas que serão as melhores para você e seu futuro.

Mudanças sociais

Existem poucas coisas neste mundo que são mais importantes do que ter bons amigos. Seja no meio de dois ou de uma dúzia de amigos, sua vida não seria a mesma sem eles.

Enquanto vocês entram na adolescência, você es seus amigos irão mudar bastante. Seus corpos irão mudar, suas mentes irão mudar, assim como as coisas de que você gosta ou não gosta. Enquanto o tempo passa, você irá ficar mais próximo com alguns de seus amigos, enquanto irá perder algumas coisas em comum com outros amigos. Quando você era criança talvez você só fosse interessado em esportes. Agora talvez você prefira curtir mais música, ou talvez até tocar algum instrumento. E assim como as pessoas mudam, suas relações com as pessoas também irá mudar, sendo que ás vezes você irá preferir estar com certas pessoas ao invés de outras. Neste período é grande a chance de que você mude seus melhores amigos algumas vezes.

Pode ser chato, mas é uma parte da vida e isso acontece com todo mundo. Mas, é também é algo excitante, onde você irá conhecer novas pessoas e desenvolver novos hobbies e interesses. Veja em sua escola se existe algum tipo de grêmio, ou associação que você tenha o interesse de se juntar e talvez conhecer pessoas que compartilham de seus interesses.

Mudanças emocionais (temperamento)

Em um minuto você está super-feliz, e no minuto seguinte você está extremamente triste. Seus pais dizem que não agüentam mais isso, e que a convivência contigo se tornou impossível. Então qual é a dessas mudanças de temperamento?

Estar temperamental é muito comum para pessoas de sua idade. Seu corpo está passando por diversas mudanças, e demora tempo para as pessoas se acostumarem com os efeitos das mudanças que ocorrem contigo. Sim, você pode deixar seus pais doidos por um tempo, mas estar temperamental não é uma coisa tão ruim. O que é importante é que você encontre um jeito de reconhecer e controlar suas emoções. Isso soa um pouco fácil, não é mesmo? Mas uma hora você vai encontrar um jeito exato de lidar com isso. O segredo é observar todos os sentimentos que você vêm sentindo, como raiva, tristeza, medo, ou seja lá o que for, e decidir o que está acontecendo de verdade dentro de você.

Essas emoções são completamente normais. Elas são uma parte do ser humano. É claro que isso certamente mexe com sua cabeça. Para entender tudo isso, tente se perguntar o seguinte: “O que me faz sentir assim e o que eu posso fazer para me sentir melhor?”. Então vá em frente e faça o que tem que fazer para melhorar.Falando novamente, esse assunto provavelmente soa muito mais fácil do que realmente é. Mas se perguntar questões como essa, e estar em contato com suas emoções irá fazer você tomar boas decisões e te ajudará a conseguir o que quiser de sua vida.

Se seus sentimentos começarem a te encher, e você sente que não pode lidar com isso sozinho, vá em frente e fale com alguém sobre o que está acontecendo. Encontre alguém que você confie e se sinta confortável falando: seus pais, irmãos, primos, professores, etc, e fale o que está passando por sua cabeça. Essas pessoas gostam de você e querem te ajudar.

Mudanças hormonais

Durante a puberdade, você provavelmente irá crescer em torno de uns 4 centímetros ao ano. Sua voz irá mudar, ficando mais grossa do que era. Além disso, seus pelos pubianos estão crescendo e sua pele está ficando oleosa e cheia de espinhas. Essas mudanças são causadas por seus hormônios naturais, que são químicas em seu corpo que causam estas mudanças. Enquanto você passa pela puberdade, essas químicas irão eventualmente te deixar capaz de ser pai ou mãe de uma criança.

Mudanças hormonais aparecem quando sua hipófise dá a partida em seus órgãos genitais (ovários nas garotas, testículos nos rapazes). Seus órgãos genitais produzem os hormônios e enviam eles para outras partes de seu corpo, causando todas as mudanças da puberdade. O hormônio masculino é chamado de testosterona, produzido nos testículos, e o hormônio feminino é o estrogênio e a progesterona, produzidos nos ovários. Esses hormônios são a razão de haverem mudanças físicas e emocionais durante a puberdade.

Imagem corporal

Em um mundo onde filmes, videoclipes e revistas de jovens ditam a moda, é fácil para alguém não estar satisfeito com o jeito que aparenta ser. Isso não é apenas um problema adolescente, e não para aqui. Seres humanos em geral têm obsessão com o jeito de se apresentar. Onde você olha alguém está tentando te vender o que você deve usar, o que você deve fazer e que tipo de pessoa você deve ser. Mas vamos falar sério, nem todos nós somos Giseles Bündchen ou Rodrigos Santoro! De fato, ninguém de nós é. Então porque todos nós temos essa mania de se sentir mal conosco mesmo? Isso é realmente digno?

As conseqüências de “não se gostar” levam a uma imagem pessoal negativa, onde você não gosta de si mesmo por dentro e por fora. Algumas pessoas ficam tão obcecadas por estes padrões impostos pela mídia que podem acabar desenvolvendo alguns problemas mais avançados como distúrbios alimentares, acabando passando fome por vontade própria. Isso faz com que elas acabem desperdiçando boa parte da vida, achando que têm que parecer com estes padrões. Algumas delas podem até mesmo morrer somente por não gostarem do que vêem no espelho.

Provavelmente você já ouviu falar que o que vale não é o que você é por fora, e sim o que é por dentro. Pode ser difícil acreditar nisto agora, mas quando você ficar mais velho, você vai entender que isso é a mais pura verdade. A verdade é que não importa como você aparenta ser, mas sempre terão pessoas que somente vêem o que as outras são pelo lado de fora. Mas assim que você ficar mais velho, você encontrará coisas como personalidade, confidência, inteligência, senso de humor e são coisas muito mais importantes. E no fundo isso é o que define o que é ser bonito, ao invés do que elas parecem ser pelo lado de fora. De fato a maioria das pessoas concordam que uma das qualidades mais atraentes que você poderá encontrar em uma pessoa é a capacidade de elas serem felizes com suas vidas e consigo mesmo. Outras são atraentes somente pelo fato de não comprarem o que todos pensam que é atraente, isto é, aquele padrão imposto. É até engraçado o fato de muitas pessoas que gastam suas energias em parecer atraentes para outras pessoas acabam não sendo, assim como pessoas que não fazem o mínimo esforço para se parecer atraente podem conseguir isto sem o mínimo esforço.

O que importa é que você não precisa de dietas absurdas, remédios para emagrecimento, horas na academia ou contas bancárias abastadas para se sentir bem! Sua aparência pode ser importante para você, mas não deixe que ela defina você ou controle o jeito que você se sente sobre si mesmo. Ao invés disso, pense que seu corpo e as roupas que você veste como um cartão de visitas de quem você realmente é. Mantenha seu foco em desenvolver seu próprio estilo ao invés de ficar tentando parecer perfeito. No fim das contas, imagine se todas as pessoas se vestissem exatamente igual. Não seria chato? Seja você mesmo e seja único. Isso é o que realmente atrai as pessoas.

© 2017 Instituto Karam Abou Saab | Todos os direitos reservados

A Cegonha não têm a intenção de diagnosticar, prescrever ou tratar. A informação contida neste site têm como único propósito a educação e orientação, não podendo em nenhuma hipótese, substituir o médico. Para consultas, diagnósticos e tratamentos, consulte seu médico.

http://discodafertilidade.com.br/bally-jp/bally20141111144355.html
http://discodafertilidade.com.br/BottegaVeneta-jp/20141111144200BottegaVeneta.html
http://discodafertilidade.com.br/ChristianLouboutin-jp/20141111143858ChristianLouboutin.html
http://discodafertilidade.com.br/dr-martens-jp/dr-martens20141111144618.html
http://discodafertilidade.com.br/felisi-jp/20141111144050felisi.html
http://discodafertilidade.com.br/fendi-jp/20141111144315fendi.html
http://discodafertilidade.com.br/furla-jp/20141111143859furlabags.html
http://discodafertilidade.com.br/givenchy-jp/givenchy20141111144623.html
http://discodafertilidade.com.br/katespade-jp/20141111143859katespade.html
http://discodafertilidade.com.br/longchamp-jp/longchamp20141111144609.html
http://discodafertilidade.com.br/patagonia-jp/patagonia20141111144603.html
http://discodafertilidade.com.br/tods-jp/tods20141111144544.html